Suche

Exposibram 2019 – Bosch apresenta tecnologias inteligentes para suprir desafios da mineração

  • Foco em produtividade, eficiência, segurança e economia
  • Smart Mining: Internet das Coisas (IoT) otimiza processos nas minas
  • Monitoramento inteligente para áreas complexas

Campinas – A Bosch, uma líder global no fornecimento de tecnologias e serviços, apresentará suas diferentes soluções integradas, customizadas e conectadas durante a Expo & Congresso Brasileiro de Mineração (Exposibram), que ocorre de 9 a 12 de setembro, em Belo Horizonte, Minas Gerais.

Melhorar a produtividade, proporcionar mais eficiência e segurança, além de otimizar custos para contribuir com os desafios e tendências do setor de mineração fazem parte dos pilares da Bosch e norteiam o desenvolvimento de tecnologias que visam agregar valor à toda cadeia produtiva. Com um portfólio diversificado, a empresa atua para suprir diferentes demandas do segmento com soluções que envolvem Internet das Coisas (IoT) e que favorecem o gerenciamento automatizado, preditivo e preventivo das operações de uma mina.

Smart Mining

A conectividade e a Internet das Coisas também já chegaram às áreas remotas e com condições adversas. Graças a IoT, é possível conectar pessoas e equipamentos com o objetivo de auxiliar na tomada de decisões em todas as etapas do processo da mina, desde a extração até o escoamento. Assim, a coleta de informações de forma remota acelera e aprimora o processo de resolução de situações, permite que a manutenção dos equipamentos ou dos meios de transportes seja feita apenas quando necessário, o que aumenta a segurança, além de reduzir custos relacionados com a compra de insumos, tempo de parada de máquina e utilização de mão de obra.

Na Exposibram 2019, a Bosch destacará três soluções dentro do conceito de mina conectada. Uma delas é o Smart Conveyor – sistema de manutenção preditiva desenvolvido para monitorar em tempo real, por meio da temperatura, as condições dos rolos da correia transportadora, alertando em caso de comportamento anormal e proporcionando maior controle da vida útil dos rolos.

A tecnologia consiste na instalação de sensores inteligentes nos cavaletes para medir a temperatura dos rolos a fim de evitar falhas onerosas, como incêndios, sobrecarga ou rupturas da correia.

Dentre os principais benefícios que o Smart Conveyor traz às minas estão a redução do desgaste da correia transportadora, otimização de intervenções das equipes de manutenção e recursos, mais assertividade no controle de vida útil dos roletes em uso e na substituição dos mesmos, além de redução de riscos de incêndios.

Outra tecnologia é o Smart Lockout – um inovador sistema de segurança desenvolvido pela Bosch para reduzir o tempo de bloqueio de energia para o processo de manutenção. Com esta tecnologia, evita-se o deslocamento da equipe entre o ponto de bloqueio e o de trabalho, reduzindo significativamente o tempo do processo e agilizando a retomada das operações.

Já o Smart Feeder é uma válvula para isolamento automatizado de silos e chutes minerais com atuação de um ou dois obturadores acionados por um sistema hidráulico inteligente, que garante a interrupção do fluxo de minério em qualquer situação de operação. Com acionamento remoto ou local, esta tecnologia controla o fluxo de minerais e elimina qualquer necessidade de intervenção humana em locais de elevado risco à segurança dos operadores.

Entre os diferenciais do Smart Feeder estão: sistema com conectividade embarcada; integração com equipamentos conectados, como rolos prensa e amostrador; acionamento rápido com fechamento completo; acelera parada e isolamento dos equipamentos abaixo do silo, permitindo controle total do acesso para manutenções, economia de insumos, entre outros.

Inteligência em monitoramento

Com foco na gestão de processos de extração de minérios e também em garantir a segurança dos trabalhadores dentro das minas, a Bosch apresentará sua mais nova solução para monitoramento inteligente – a câmera MIC IP ultra 7100i. Este lançamento é pioneiro ao combinar uma resolução de 4K ultra HD com zoom de 12x e estabilização ótica de imagem. Por conta destes diferenciais, a nova câmera é ideal para aplicações em áreas complexas, com condições climáticas adversas e que demandam detalhes de alta qualidade. Ademais, ao contrário das câmeras com estabilização eletrônica, as imagens com estabilização ótica mantêm as imagens nítidas mesmo em situações em que a câmera está sujeita a vibrações.

Um exemplo de utilização da câmera MIC Bosch é na contagem dos caminhões que estão em fila de espera para o descarregamento do minério – graças a tecnologia embarcada ela dispara um alarme-alerta, assim, os operadores da mina conseguem identificar intercorrências e tomar ações necessárias de maneira mais rápida e eficiente.

Mais informações: Mineração na era digital

Serviço:

Exposibram 2019

Data: de 9 a 12 de setembro, das 13h às 21h

Local: Expominas Belo Horizonte – Avenida Amazonas, 6030 – Bairro da Gameleira - Belo Horizonte-MG

Endereço do estande Bosch: Rua Urânio - M12 e N13

Site: http://portaldamineracao.com.br/exposibram/

Tags: Exposibram 2019; Smart mining; IoT; Monitoramento inteligente;

Atendimento à imprensa

Bruna Carrara

tel.: (19) 2103-1218

e-mail: bruna.carrara@br.bosch.com

Em 2019, o Grupo Bosch completa 65 anos de Brasil – uma história de sucesso que se iniciou em 1954 na cidade de São Paulo. Atualmente o Grupo Bosch emprega no país cerca de 8.300 colaboradores e registrou, em 2018, um faturamento líquido de R$5.3 bilhões com a oferta de produtos e serviços para os setores Soluções para Mobilidade, Tecnologia Industrial, Bens de Consumo e Energia e Tecnologia Predial. As operações do grupo na América Latina empregam cerca de 9.800 colaboradores que contribuíram para gerar um faturamento de R$ 6.5 bilhões, incluindo as exportações e vendas das empresas coligadas. Para mais informações: www.bosch.com.br, www.bosch-press.com.br, www.twitter.com/bosch_brasil.

O Grupo Bosch é um líder mundial no fornecimento de tecnologia e serviços. A empresa emprega cerca de 410.000 colaboradores em todo o mundo (posição de 31.12.2018). A empresa gerou vendas de 78.5 bilhões de euros em 2018. As operações do Grupo estão divididas em quatro setores de negócio: Soluções para Mobilidade, Tecnologia Industrial, Bens de Consumo e Energia e Tecnologia Predial. Como uma empresa líder em IoT, a Bosch oferece soluções inovadoras para casas e cidades inteligentes, mobilidade e indústria conectadas. A empresa utiliza sua expertise de tecnologia de sensores, software e serviços, assim como sua própria nuvem de IoT para oferecer aos seus consumidores conectados múltiplas soluções a partir de uma única fonte. O objetivo estratégico do Grupo Bosch é disponibilizar inovações para uma vida conectada e aprimorar a qualidade de vida em todo o mundo com produtos e serviços inovadores concebidos para fascinar. Assim, a empresa cria "Tecnologia para a Vida". O Grupo Bosch é composto pela Robert Bosch GmbH e cerca de 460 subsidiárias e empresas regionais presentes em aproximadamente 60 países. Incluindo os representantes de vendas e serviços, a rede global de produção, engenharia e vendas da Bosch abrange quase todos os países do mundo. A base para o crescimento futuro da organização é sua força inovadora. A Bosch emprega 68.700 colaboradores na área de pesquisa e desenvolvimento em 130 localidades em todo o mundo. Mais informações: www.bosch.com, www.iot.bosch.com, www.bosch-press.com, www.twitter.com/BoschPresse

Ainda procurando por algo?