Suche

Press release #Soluções para a Mobilidade
Compartilhar press release

Maio Amarelo: Bosch destaca tecnologia para aumentar a segurança no trânsito

  • Movimento de conscientização para redução de acidentes de trânsito
  • Frenagem Automática de Emergência (AEB) ajuda a salvar vidas
  • 72% dos acidentes com colisões traseiras poderiam ser evitados com o uso da tecnologia

Bruna Carrara >

X

Campinas – A Bosch, uma líder mundial no desenvolvimento de tecnologias e serviços, está sempre buscando desenvolver soluções para uma mobilidade mais segurança e confortável. Neste sentido, a empresa reforça a importância do movimento mundial Maio Amarelo, que tem como objetivo alertar a sociedade para o índice alarmante de mortes no trânsito em todo mundo e promover a conscientização para redução de acidentes.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 1,35 milhão de pessoas morrem por ano no trânsito. A Organização das Nações Unidas (ONU) aponta que os acidentes ocupam a nona posição em causas de morte no mundo todo. Em 2018 no Brasil, a OMS relata 39 mil fatalidades e o Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) aponta adicionais 400 mil pessoas sequelas por acidentes de transito.

Somado a isso, a Bosch também está comprometida com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e uma das metas que faz parte da ODS3 é reduzir pela metade as mortes e os ferimentos globais por acidentes em estradas até 2020. “Acreditamos que as tecnologias de assistência ao condutor são base para tornar o trânsito das cidades e rodovias mais seguro e confortável”, ressalta Michel Braghetto, gerente de Marketing da Divisão Chassis System da Bosch. “Estudos apontam que mais de 80% dos acidentes de trânsito são causados por algum tipo de falha humana. Exatamente por isso que os sistemas como o Programa Eletrônico de Estabilidade, a Frenagem Automática de Emergência e o Detector de Fadiga do Motorista, por exemplo, são um marco importante para a conquista de uma mobilidade livre de acidentes”, conclui o executivo.

As colisões traseiras e os atropelamentos de pedestres ou ciclistas estão entre os piores incidentes. A Frenagem Automática de Emergência (AEB - Automatic Emergency Braking) pode prevenir tais colisões totalmente ou, pelo menos, atenuar consideravelmente o impacto desses acidentes. Se o radar ou a câmera de vídeo detectar obstáculo à frente do veículo, o sistema é preparado para realizar uma frenagem de emergência e o motorista é notificado. Se o condutor não responder, o sistema realiza uma frenagem parcial e, logo que o motorista pise no freio, o dispositivo aumenta a potência da frenagem a fim de evitar o acidente. Dados mostram que na Alemanha, cerca de 72% das colisões traseiras poderiam ser evitadas se todos os automóveis fossem equipados com este dispositivo. O potencial para o Brasil fica evidente.

Segurança ganha espaço no mercado brasileiro

Apenas no Brasil, um estudo realizado pela Bosch identificou que o mercado nacional teve 19 mil veículos equipados com a tecnologia AEB em 2018. Esse número é ainda maior se levar em consideração os consumidores que adquiriram a tecnologia como item opcional, integrando pacotes de tecnologias de conforto e segurança.

Usualmente presente nos segmentos de SUVs, crossovers e sedans de luxo, os dados também apontam que o AEB está disponível nos segmentos mais populares de veículos como em hatchs, sedans e SW médios - no fim de 2018, 10% de todas versões disponíveis para venda no Brasil possuíam AEB como série e 3% como opcional. “Isso mostra que os sistemas de assistência ao condutor também estão se popularizando no Brasil, especialmente porque o Programa Eletrônico de Estabilidade, que é a base tecnológica para muitos desses dispositivos, se tornará obrigatório em todos novos projetos de veículos fabricados ou importados a partir de 2020 e para os demais modelos em 2022”, destaca Braghetto.

Mais informações: https://www.bosch-mobility-solutions.com.br/br/

Atendimento à imprensa

Bruna Carrara

tel.: (19) 2103-1218

e-mail: bruna.carrara@br.bosch.com

Em 2024, o Grupo Bosch completa 70 anos de história no Brasil. Atualmente emprega no país cerca de 10.000 colaboradores e registrou, em 2022, um faturamento líquido de 7,8 bilhões de reais com a oferta de produtos e serviços para os setores de Mobilidade, Tecnologia Industrial, Bens de Consumo e Energia e Tecnologia Predial. As operações do grupo na América Latina empregam cerca de 11.500 colaboradores que contribuíram para gerar um faturamento de 10,3 bilhões de reais, incluindo as exportações e vendas das empresas coligadas. Para mais informações: www.bosch.com.br, www.bosch-press.com.br.

O Grupo Bosch é um líder global de tecnologia e serviços. A empresa emprega cerca de 429.000 colaboradores em todo o mundo (em 31 de dezembro de 2023). A empresa gerou vendas de 91,6 bilhões de euros em 2023. Suas operações estão divididas em quatro setores de negócios: Mobilidade, Tecnologia Industrial, Bens de Consumo e Energia e Tecnologia de Construção. Com as suas atividades, a empresa pretende utilizar a tecnologia para ajudar a moldar tendências universais como automação, eletrificação, digitalização, conectividade e uma orientação para a sustentabilidade. Neste contexto, a ampla diversificação da Bosch entre regiões e indústrias fortalece a sua inovação e robustez. A Bosch utiliza a sua experiência em tecnologia de sensores, software e serviços para oferecer aos seus consumidores múltiplas soluções a partir de uma única fonte. Também aplica a sua experiência em conectividade e inteligência artificial para desenvolver e fabricar produtos sustentáveis e fáceis de usar. Com “Tecnologia para a vida”, a Bosch quer ajudar a melhorar a qualidade de vida e a conservar os recursos naturais. O Grupo Bosch é composto pela Robert Bosch GmbH e suas cerca de 470 subsidiárias e empresas regionais em mais de 60 países. Incluindo parceiros de vendas e serviços, a rede global de produção, engenharia e vendas da Bosch abrange quase todos os países do mundo. A força inovadora da Bosch é a base para o crescimento futuro da empresa. Em 136 locais em todo o mundo, a Bosch emprega cerca de 90.000 colaboradores na área de pesquisa e desenvolvimento, dos quais cerca de 48.000 são engenheiros de software. Mais informações: www.bosch.com, www.iot.bosch.com, www.bosch-press.com

Baixar press release

Ainda procurando por algo?