Suche

Press release #Reposição Automotiva
Compartilhar press release

Automec 2019: Bosch destaca linha de equipamentos de teste

Novidades em equipamentos de diagnose e reparação para oficinas

  • SCT 415: lançamento para manutenção de veículos equipados com sistemas de assistência ao condutor
  • KTS Truck: scanner de diagnóstico especializado em veículos pesados e comerciais
  • Novos produtos ampliam portfólio de recicladoras de ar-condicionado, analisadores de motores e de baterias

Bruna Carrara >

X

Campinas – A Bosch, uma líder mundial no mercado de reposição automotiva, traz novidades em equipamentos de diagnose e reparação para a 14ª edição da Automec - Feira Internacional de Autopeças, Equipamentos e Serviço, que ocorre de 23 a 27 de abril, no São Paulo Expo.

Pensando na mobilidade do futuro que será cada vez mais conectada, autônoma e eletrificada, a Bosch desenvolveu aparelhos versáteis e eficazes que visam trazer autonomia para as oficinas mecânicas. Entre os destaques está o SCT 415, um equipamento especialmente desenvolvido para fazer diagnose e reparação em veículos equipados com sistemas de assistência ao condutor – estudos da Bosch mostram que em 2017 mais da metade de todos os veículos licenciados na Alemanha estavam equipados com alguma dessas tecnologias. Além disso, também há novidades em equipamentos para veículos diesel, sistemas de ar-condicionado, entre outros.

Reparos e diagnósticos de forma simples e eficaz

A manutenção correta dos sensores de vídeo é importante para o funcionamento preciso de sistemas de assistência ao condutor e preditivos do veículo autônomo, como a frenagem automática de emergência e o reconhecimento de faixa, placas e obstáculos. Para isto, a Bosch desenvolveu o SCT 415, um dispositivo versátil de calibração de câmeras frontais, indicado especialmente em casos de reparações por conta colisões ou substituição de para-brisas.

Esse lançamento possui acoplamento magnético que possibilita atender diversos modelos de veículos e todos os métodos de calibração. Além disso, dispõe de uma régua de altura com escala em milímetros ou polegadas e laser verde, que é quatro vezes mais visível em ambientes com muita iluminação. Ademais, o equipamento acompanha instruções de configurações específicas do veículo, é robusto e tem a possibilidade de upgrade no futuro.

Outra novidade é o Scanner de Diagnóstico KTS Truck com cobertura ampla e especializada para diagnóstico de veículos pesados e comerciais. Esse scanner tem ainda como diferencial as informações técnicas, esquemas elétricos, indicações de serviço e reparação integrados ao software. Além disso, também conta atualização constante online – o que possibilita que o mecânico tenha sempre em mãos os dados mais recentes da frota, o histórico dos últimos 30 veículos testados, além de oferecer maior mobilidade, já que a comunicação via Bluetooth tem alcance de até 30 metros.

Novidades em scanners de diagnósticos

Ainda na linha de scanners, a Bosch conta com KTS 250, tecnologia de diagnóstico para veículos leves e comerciais leves. O equipamento foi desenvolvido para uma navegação simples e intuitiva e pronto para uso em pouco segundos. Integrado ao tablete, o KTS 250 realiza uma seleção rápida dos carros por meio da identificação de chassis e faz o diagnóstico via Ethernet (DoIP). Além de ter uma base de dados nacional e internacional, permitindo a identificação de mais de 230 mil diferentes modelos de veículos de 120 montadoras.

Recicladoras de ar-condicionado

Para veículos equipados com ar-condicionado, a Bosch disponibiliza recicladoras modernas e de fácil manuseio da linha ACS, que realizam manutenção e reparo do sistema de ar-condicionado do veículo de forma totalmente automatizada, com precisão e confiabilidade.

O modelo ACS 255, que é ideal para oficinas que atendem carros de passeio e utilitários, realiza a recuperação, reciclagem e recarga do fluido refrigerante R-134a e do óleo do sistema de acordo com as especificações do fabricante, além do gerenciamento de injeção do óleo. Equipado com tecnologia de autodiagnóstico, a recicladora evita danos caso identifique problemas com os sensores de pressão ou células de carga, interrompendo a execução imediatamente.

Indicada para oficinas com elevada demanda de veículos leves, utilitários e vans, a recicladora ACS 652 realiza a manutenção de forma automatizada, além do gerenciamento automático de injeção de óleo, verificação de vazamentos (por meio da injeção UV) e bomba de vácuo com alta capacidade. Além de versátil, já que também atende veículos híbridos e elétricos, possui uma taxa de recuperação do fluido refrigerante superior a 95%.

Já a ACS 810 é o equipamento indicado para as oficinas especializadas em reparos em sistemas de ar-condicionado em veículos de grande porte, como ônibus, vans e caminhões ou que possuem uma grande demanda de serviços por dia. Com modo de operação manual ou automático, maior capacidade do tanque interno e bomba de vácuo mais potente, a ACS 810 agiliza todo o processo de reciclagem do fluido refrigerante. Além disso, essa recicladora conta com gerenciamento automático de recuperação e reciclagem, entre outros.

Analisadores de motores

A Bosch também destacará durante a Automec sua linha de analisadores de motores. O modelo FSA 050 é indicado para testes avançados de componentes elétricos e eletrônicos, inclusive para verificação de motores elétricos e híbridos. O analisador faz testes pré-programáveis para análise de isolamento de bobinas, injetores CRI e CRIN com acionamento por bobina eletromagnética. A comunicação via Bluetooth com PC/notebook e com o modelo FSA 500, torna o manuseio flexível e a operação simples sendo o equipamento ideal para oficinas que buscam maior performance.

Já o modelo FSA 500 tem mais de 30 testes pré-configurados para diagnósticos mais profundos e sem complexidade. O FSA 500 tem ainda conexão sem fio ao sistema de computador, é equipado com funções de teste de motor, tem osciloscópio universal com modos de dois e quatro canais, além de um osciloscópio de ignição e um multímetro gráfico. O equipamento também atende aos requisitos de testes dos sistemas de barramento de veículos, tais como o CAN Bus. O FSA 500 ainda apresenta um gerador de sinal para simulação dos sinais de sensor bem como uma faixa abrangente de testes de componentes pré-configurados.

Analisadores de bateria

Para diagnósticos de baterias, a Bosch apresenta a linha BAT. O modelo BAT 131 fornece resultados rápidos e precisos dos testes e é direcionado para testes de baterias de 6V e 12V de chumbo-ácido, gel e AGM. Dentre seus diferenciais estão: impressora integrada, armazenamento de até 100 relatórios de testes, porta USB para downloads de relatórios e possibilidade para futuras atualizações de software. Como acessório recomendado, a pinça amperimétrica permite testar o sistema de carga do veículo de forma completa.

Enquanto isso, o testador de microcargas BAT 135 é destinado para testes de baterias automotivas leves e comerciais do tipo AGM, gel, chumbo-ácido e Start/Stop, além de funcionar com baterias de 6V, 12V e sistemas de carga e partida de 12V e 24V. O modelo também possui impressora integrada.

Mais informações: www.bosch.com.br

Serviço

14ª Automec

Data: de 23 a 27 de abril de 2019

Horário: terça a sexta das 13h às 21h e sábado das 9h às 17h

Local: São Paulo Expo – São Paulo/SP – Rod. Imigrantes Km 1,5 s/n

Endereço do estande Bosch: Rua E 130

Informações: www.automecfeira.com.br

Atendimento à imprensa

Bruna Carrara

tel.: (19) 2103-1218

e-mail: bruna.carrara@br.bosch.com

Em 2024, o Grupo Bosch completa 70 anos de história no Brasil. Atualmente emprega no país cerca de 10.000 colaboradores e registrou, em 2022, um faturamento líquido de 7,8 bilhões de reais com a oferta de produtos e serviços para os setores de Mobilidade, Tecnologia Industrial, Bens de Consumo e Energia e Tecnologia Predial. As operações do grupo na América Latina empregam cerca de 11.500 colaboradores que contribuíram para gerar um faturamento de 10,3 bilhões de reais, incluindo as exportações e vendas das empresas coligadas. Para mais informações: www.bosch.com.br, www.bosch-press.com.br.

O Grupo Bosch é um líder global de tecnologia e serviços. A empresa emprega cerca de 429.000 colaboradores em todo o mundo (em 31 de dezembro de 2023) e gerou vendas de 91,6 bilhões de euros em 2023. Suas operações estão divididas em quatro setores de negócios: Mobilidade, Tecnologia Industrial, Bens de Consumo e Energia e Tecnologia de Construção. Com as suas atividades, a empresa pretende utilizar a tecnologia para ajudar a moldar tendências universais como automação, eletrificação, digitalização, conectividade e uma orientação para a sustentabilidade. Neste contexto, a ampla diversificação da Bosch entre regiões e indústrias fortalece a sua inovação e robustez. A Bosch utiliza a sua experiência em tecnologia de sensores, software e serviços para oferecer aos seus consumidores múltiplas soluções a partir de uma única fonte. Também aplica o seu conhecimento em conectividade e inteligência artificial para desenvolver e fabricar produtos sustentáveis e fáceis de usar. Com “Tecnologia para a vida”, a Bosch quer ajudar a melhorar a qualidade de vida e a conservar os recursos naturais. O Grupo Bosch é composto pela Robert Bosch GmbH e suas cerca de 470 subsidiárias e empresas regionais em mais de 60 países. Incluindo parceiros de vendas e serviços, a rede global de produção, engenharia e vendas da Bosch abrange quase todos os países do mundo. A força inovadora da Bosch é a base para o crescimento futuro da empresa. Em 136 locais em todo o mundo, a Bosch emprega cerca de 90.000 colaboradores na área de pesquisa e desenvolvimento, dos quais cerca de 48.000 são engenheiros de software. Mais informações: www.bosch.com, www.iot.bosch.com, www.bosch-press.com

Baixar press release

Ainda procurando por algo?