Suche

Férias de verão: Bosch ressalta a importância da revisão do sistema de ignição

  • Manutenção preventiva é essencial para a prevenção de acidentes e aumento da vida útil das peças
  • Velas gastas podem danificar o motor e aumentar a emissão de gases
  • Cuidado ao abastecer prolonga a vida útil das peças do automóvel

Campinas – Festas de fim de ano e férias de verão chegando. Tudo planejado para curtir a estação mais desejada, mas você lembrou de fazer a revisão do carro antes de pegar a estrada? A manutenção preventiva é um passo importante para garantir o bom funcionamento do veículo, além da tranquilidade e segurança dos usuários. Um item que não pode ficar de fora dessa revisão é o sistema de ignição, em especial, as velas.

A vela de ignição, localizada no cabeçote do motor dos automóveis, tem a função de levar a corrente elétrica necessária para dentro da câmara de combustão e, por meio de centelhas, iniciar a queima da mistura ar-combustível. Essa peça está diretamente ligada a faixa ideal de temperatura da câmara e, consequentemente, ao bom funcionamento do motor.

Se o veículo está com dificuldades na partida, falhas nas acelerações e nas retomadas, aumento no consumo de combustível e perda de potência pode significar que a vida útil da peça está no fim. A forma mais indicada para checar se a vela está em seu pleno funcionamento é por meio da aparência dos eletrodos e do isolador, que deverá ser feita por um profissional qualificado.

O tempo útil da vela varia de acordo com o modo de uso e é indicado uma verificação a cada 10.000 km. Além disso, na hora da troca, aconselha-se verificar a resistência e a utilidade do cabo de ignição, já que se esse item estiver avariado, poderá também danificar a nova vela.

Cuidado com o combustível

A Bosch orienta a abastecer o veículo em postos de confiança, uma vez que combustíveis adulterados ou de origem suspeita também podem danificar o funcionamento não só da vela, mas como de outros componentes, provocando problemas como o encurtamento da vida útil, superaquecimento das peças, entre outros.

É fundamental fazer um check-up veículo regularmente com o objetivo de minimizar os custos (já que uma peça danificada pode comprometer outros sistemas), além de garantir mais segurança, prevenir acidentes e reduzir riscos nas vias. Assim, para evitar imprevistos, além de verificar as velas de ignição, é preciso realizar a inspeção em diversos outros componentes, como bateria, filtros, freios, suspensão e alinhamento. A Bosch também sempre recomenda consultar o manual do veículo para checar o período de trocas das peças.

Mais informações sobre a Bosch: www.bosch.com.br

Tags: Manutenção preventiva; Férias; Velas de ignição

Atendimento à imprensa

Bruna Carrara

tel.: (19) 2103-1218

e-mail: bruna.carrara@br.bosch.com

A história de sucesso da Bosch no Brasil iniciou-se em 1954 na cidade de São Paulo. Atualmente o Grupo Bosch emprega no país cerca de 8.300 colaboradores e registrou, em 2017, um faturamento líquido de R$ 4.9 bilhões com a oferta de produtos e serviços para os setores Soluções para Mobilidade, Tecnologia Industrial, Bens de Consumo e Energia e Tecnologia Predial. As operações do grupo na América Latina empregam cerca de 10.000 colaboradores que contribuíram para gerar um faturamento de R$ 6.1 bilhões, incluindo as exportações e vendas das empresas coligadas. Para mais informações: www.bosch.com.br

O Grupo Bosch é um líder mundial no fornecimento de tecnologia e serviços. A empresa emprega cerca de 402.000 colaboradores em todo o mundo (posição de 31.12.2017). A empresa gerou vendas de 78.1 bilhões de Euros em 2017. As operações do Grupo estão divididas em quatro setores de negócio: Soluções para Mobilidade, Tecnologia Industrial, Bens de Consumo e Energia e Tecnologia Predial. Como uma empresa líder em IoT, a Bosch oferece soluções inovadoras para casas e cidades inteligentes, mobilidade e indústria conectadas. A empresa utiliza sua expertise de tecnologia de sensores, software e serviços, assim como sua própria nuvem de IoT para oferecer aos seus consumidores conectados múltiplas soluções a partir de uma única fonte. O objetivo estratégico do Grupo Bosch é disponibilizar inovações para uma vida conectada e aprimorar a qualidade de vida em todo o mundo com produtos e serviços inovadores concebidos para fascinar. Assim, a empresa cria "Tecnologia para a Vida". O Grupo Bosch é composto pela Robert Bosch GmbH e cerca de 440 subsidiárias e empresas regionais presentes em aproximadamente 60 países. Incluindo os representantes de vendas e serviços, a rede global de produção, engenharia e vendas da Bosch abrange quase todos os países do mundo. A base para o crescimento futuro da organização é sua força inovadora. A Bosch emprega 64.500 colaboradores na área de pesquisa e desenvolvimento em 125 localidades em todo o mundo. Mais informações: www.bosch.com, www.iot.bosch.com, www.bosch-press.com, www.twitter.com/BoschPresse

Ainda procurando por algo?