Suche

Press release #Soluções para a Mobilidade
Compartilhar press release

Bosch apresenta a jornada dos sistemas de propulsão no Espaço New Mobility

Evolução dos motores até a eletrificação

  • Jornada do Powertrain - dos motores a combustão até os sistemas híbridos e elétricos
  • Seja por meio do combustível ou da eletricidade, a Bosch está moldando ativamente o futuro da mobilidade
  • Mobilidade integrada é solução para as cidades do futuro
  • EV400 - solução para carregamento de carros elétricos

Carolina Moretti >

X

Campinas - De acordo com estimativas da Bosch, quase 20 milhões de veículos híbridos e elétricos serão produzidos até 2025 e, exatamente por essa tendência, a mobilidade elétrica é uma das importantes áreas de atuação para o Grupo alemão. Paralelamente à expansão desse negócio, a Bosch trabalha intensamente no contínuo aprimoramento das tecnologias de combustão já que o mesmo estudo aponta que cerca de 85 milhões de novos veículos movidos a gasolina, diesel e etanol estarão circulando nas ruas e estradas em todo o mundo até o ano de 2025.

Jornada do Powertrain

Durante a 30ª edição do Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, no espaço New Mobility Trends and Future, a Bosch apresentará por meio do HoloLens – um óculos de realidade virtual que trabalha com hologramas – o seu know-how e diferencial no desenvolvimento de soluções local for local, independente do sistema de propulsão. A jornada terá início nos anos 90 com os injetores multiponto e monoponto para carros abastecidos com gasolina com mistura de etanol (22%); o desenvolvimento da tecnologia multiponto para carros abastecidos 100% com etanol, passando pelo desenvolvimento da tecnologia Flex Fuel e Flex Start (anos 2000); a chegada da Injeção Direta (DI) com bomba de alta pressão, passando pelo sistema de injeção a água até a chegada dos sistemas híbridos e elétricos (2018 em diante).

• Tecnologias Flex Fuel e Flex Start®: em 2018, a tecnologia flex fuel comemora 15 anos. O pioneirismo da Bosch no desenvolvimento da tecnologia flex poderá ser conferida no estande da empresa, assim como a evolução do sistema com o desenvolvimento do Flex Start® – tecnologia que elimina o tanquinho extra de combustível em veículos flex e traz mais conforto para o usuário. Em 2018, a Bosch chegou ao marco de 2 milhões de sistemas Flex Start produzidos desde o lançamento do Polo E-Flex, primeiro veículo com a tecnologia, em 2009.

• Injeção a água (Water Injection): a base dessa tecnologia inovadora é simples: o motor não pode superaquecer. Para impedir que isso aconteça, antes do combustível inflamar, uma fina névoa de água é injetada no duto de entrada e a alta temperatura da evaporação proporciona um resfriamento eficaz. Entre os benefícios da tecnologia estão: até 13% a menos de consumo de combustível mesmo em alta rotação e viagens longas, redução nas emissões de CO2 e arrefecimento efetivo na câmara de combustão e dos gases de escape.

• P-DI (injeção indireta e injeção direta): com o sistema P-DI, a Bosch combina os benefícios do sistema de injeção direta de gasolina com o do sistema de injeção no coletor (PFI). O principal diferencial do sistema PFI é o tempo mais longo para homogeneização e vaporização da mistura, enquanto a injeção direta aumenta o limite de ocorrência de detonação em altas cargas. O P-DI da Bosch combina esses dois sistemas visando explorar os benefícios de cada um. Na prática, o resultado é um menor consumo de combustível e menor nível de emissão de particulados.

• Híbrido flex: devido a tecnologia Flex Fuel e pelo uso do etanol, o híbrido flex será um grande diferencial no mercado local. Entre as principais vantagens estão: redução dos gases de efeito estufa especialmente nas grandes cidades; possibilidade de implementar novas alternativas de mobilidade (individual, coletivo, compartilhado, híbrido e conectado); tecnologia não demanda por grande infraestrutura (pode usar a atual infraestrutura de postos de combustíveis) e pode ser usada para percorrer grandes distâncias.

• Electric Axle (eAxle): o eAxle é uma solução compacta e otimizada para sistemas híbridos e elétricos. Nesta inovação, o motor elétrico, a eletrônica de potência e a transmissão estão integrados em uma unidade compacta que aciona diretamente o eixo do veículo, reduzindo a complexidade da propulsão elétrica e, graças ao sistema projetado pela Bosch, o tempo médio para desenvolver um veículo elétrico foi reduzido. Existem diversas configurações do eAxle e sua potência pode ser escalonada entre 50 e 300 quilowatts, de forma que pode ser instalado em carros compactos, SUVs e até em veículos comerciais leves. Seu alto nível de eficiência resulta de dois principais fatores: primeiro, a melhoria contínua do motor elétrico e da potência; e segundo a redução do número de interfaces e componentes, como cabos de alta tensão, plugues e unidades de resfriamento.

• Thermal management: garante que os componentes do veículo elétrico operem em suas faixas de temperaturas ideais – mesmo que nesses veículos o gerenciamento térmico seja mais complexo do que em veículos com motor a combustão. O eAxle, motor de propulsão elétrica para automóveis desenvolvido pela Bosch, é um exemplo de sistema que requer refrigeração constante equalizando o resfriamento e aquecimento de acordo com a temperatura ambiente. O gerenciamento traz benefícios como maiores índices de performance, flexibilidade de utilização, segurança, redução de emissões e eficiência energética.

Soluções multimodais

Os desenvolvimentos da Bosch no pilar Powertrain e Eletrificação vão além dos carros de passeio ou veículos comerciais leves e pesados. A empresa entende que tem um papel importante na construção de conceitos multimodais que permitarão que as pessoas se locomovam de forma ampla e integrada – por isso, a empresa levará para o Salão do Automóvel a eBike e a eScooter, soluções para uma mobilidade individual limpa e econômica.

eBike: Os motores elétricos para bicicletas fabricados pela Bosch ajudam a melhorar o desempenho do ciclista nos trechos mais exigentes, já que o sistema eBike não substitui as pedaladas, apenas as auxilia, tornando o movimento mais leve. O sistema eBike Bosch é composto por uma unidade de acionamento – que inclui motor e sensores – além de bateria compacta com grande autonomia e de rápido carregamento. A empresa também disponibiliza computadores de bordo que levam a conectividade para a bicicleta, na qual o ciclista pode checar a rota e alterá-la em tempo real.

eScooter: no cenário atual de urbanização e responsabilidade ambiental existe uma tendência de introdução de veículos elétricos e a eScooter é uma alternativa interessante para deslocamentos especialmente em trajetos curtos, pois além de ser mais barata, reduz os impactos ambientais, a poluição sonora e ocupa pouco espaço. A eScooter é um veículo de duas rodas movido totalmente a propulsão de motores elétricos que conta com uma bateria eficiente (48V ou 60V) que pode ser recarregada na tomada, como é feito com os celulares atualmente.

Estação de recarga para veículos elétricos

Outro destaque da empresa no evento é o carregador elétrico EV400 - solução para recarga de veículos elétricos indicado tanto para uso comercial - locais públicos, comércios, empresas – quanto em residências. A nova estação de carregamento apresenta um design simples, com potência de 7,2 kW / 30 A, e está disponível em configurações globais com conectores para veículos Tipo 1 ou Tipo 2. O carregador EV400 da Bosch foi concebido de forma a atender certificações globais e locais, seguindo os padrões mais rigorosos de resistência e segurança. Isso significa que o produto é resistente às intempéries e adequado para instalação interna e externa, o que garante um carregamento seguro na chuva, neve, granizo e gelo ou na garagem.

Seja por meio do combustível ou da eletricidade, a Bosch está moldando ativamente o futuro da mobilidade. Embora ainda não esteja claro qual será o sistema de propulsão ou qual dos vários tipos de combinações prevalecerá nos próximos anos, a empresa continuará os seus desenvolvimentos visando ampliar sua competência e know-how na mobilidade elétrica e nos motores a combustão.

Mais informações sobre a Bosch no Salão do Automóvel

Atendimento à imprensa

Alessandra Nascimento

Tel.: (19) 2103-2325

e-mail: alessandra.nascimento@br.bosch.com

Em 2024, o Grupo Bosch completa 70 anos de história no Brasil. Atualmente emprega no país cerca de 10.000 colaboradores e registrou, em 2022, um faturamento líquido de 7,8 bilhões de reais com a oferta de produtos e serviços para os setores de Mobilidade, Tecnologia Industrial, Bens de Consumo e Energia e Tecnologia Predial. As operações do grupo na América Latina empregam cerca de 11.500 colaboradores que contribuíram para gerar um faturamento de 10,3 bilhões de reais, incluindo as exportações e vendas das empresas coligadas. Para mais informações: www.bosch.com.br, www.bosch-press.com.br.

O Grupo Bosch é um líder global de tecnologia e serviços. A empresa emprega cerca de 429.000 colaboradores em todo o mundo (em 31 de dezembro de 2023) e gerou vendas de 91,6 bilhões de euros em 2023. Suas operações estão divididas em quatro setores de negócios: Mobilidade, Tecnologia Industrial, Bens de Consumo e Energia e Tecnologia de Construção. Com as suas atividades, a empresa pretende utilizar a tecnologia para ajudar a moldar tendências universais como automação, eletrificação, digitalização, conectividade e uma orientação para a sustentabilidade. Neste contexto, a ampla diversificação da Bosch entre regiões e indústrias fortalece a sua inovação e robustez. A Bosch utiliza a sua experiência em tecnologia de sensores, software e serviços para oferecer aos seus consumidores múltiplas soluções a partir de uma única fonte. Também aplica o seu conhecimento em conectividade e inteligência artificial para desenvolver e fabricar produtos sustentáveis e fáceis de usar. Com “Tecnologia para a vida”, a Bosch quer ajudar a melhorar a qualidade de vida e a conservar os recursos naturais. O Grupo Bosch é composto pela Robert Bosch GmbH e suas cerca de 470 subsidiárias e empresas regionais em mais de 60 países. Incluindo parceiros de vendas e serviços, a rede global de produção, engenharia e vendas da Bosch abrange quase todos os países do mundo. A força inovadora da Bosch é a base para o crescimento futuro da empresa. Em 136 locais em todo o mundo, a Bosch emprega cerca de 90.000 colaboradores na área de pesquisa e desenvolvimento, dos quais cerca de 48.000 são engenheiros de software. Mais informações: www.bosch.com, www.iot.bosch.com, www.bosch-press.com

Em 2024, o Grupo Bosch completa 70 anos de história no Brasil. Atualmente emprega no país cerca de 10.000 colaboradores e registrou, em 2022, um faturamento líquido de 7,8 bilhões de reais com a oferta de produtos e serviços para os setores de Mobilidade, Tecnologia Industrial, Bens de Consumo e Energia e Tecnologia Predial. As operações do grupo na América Latina empregam cerca de 11.500 colaboradores que contribuíram para gerar um faturamento de 10,3 bilhões de reais, incluindo as exportações e vendas das empresas coligadas. Para mais informações: www.bosch.com.br, www.bosch-press.com.br.

O Grupo Bosch é um líder global de tecnologia e serviços. A empresa emprega cerca de 429.000 colaboradores em todo o mundo (em 31 de dezembro de 2023) e gerou vendas de 91,6 bilhões de euros em 2023. Suas operações estão divididas em quatro setores de negócios: Mobilidade, Tecnologia Industrial, Bens de Consumo e Energia e Tecnologia de Construção. Com as suas atividades, a empresa pretende utilizar a tecnologia para ajudar a moldar tendências universais como automação, eletrificação, digitalização, conectividade e uma orientação para a sustentabilidade. Neste contexto, a ampla diversificação da Bosch entre regiões e indústrias fortalece a sua inovação e robustez. A Bosch utiliza a sua experiência em tecnologia de sensores, software e serviços para oferecer aos seus consumidores múltiplas soluções a partir de uma única fonte. Também aplica o seu conhecimento em conectividade e inteligência artificial para desenvolver e fabricar produtos sustentáveis e fáceis de usar. Com “Tecnologia para a vida”, a Bosch quer ajudar a melhorar a qualidade de vida e a conservar os recursos naturais. O Grupo Bosch é composto pela Robert Bosch GmbH e suas cerca de 470 subsidiárias e empresas regionais em mais de 60 países. Incluindo parceiros de vendas e serviços, a rede global de produção, engenharia e vendas da Bosch abrange quase todos os países do mundo. A força inovadora da Bosch é a base para o crescimento futuro da empresa. Em 136 locais em todo o mundo, a Bosch emprega cerca de 90.000 colaboradores na área de pesquisa e desenvolvimento, dos quais cerca de 48.000 são engenheiros de software. Mais informações: www.bosch.com, www.iot.bosch.com, www.bosch-press.com

Baixar press release

Ainda procurando por algo?