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Bosch apresenta soluções para mobilidade conectada no Salão Internacional do Automóvel

Carro passa a ser um assistente pessoal

  • Conectividade mudará a forma de ir e vir das pessoas
  • Internet das Coisas será parte ativa do veículo
  • SPLT – aplicativo de carona B2B
  • Oficina do futuro: conexão proporciona mais eficiência e qualidade na manutenção

Campinas – A conectividade mudará a forma das pessoas se locomoverem de A para B e ainda ajudará a resolver os problemas atuais do trânsito nos grandes centros urbanos. Com isso, o carro passará a ser parte ativa da Internet das Coisas e poderá se comunicar com outros veículos, com as casas e com cidades inteligentes, tornando-se em um assistente de quatro rodas e transformando a mobilidade livre de emissões, stress e acidentes.

Dados da PricewaterhouseCoopers (PwC) apontam que até 2025, haverá mais de 470 milhões de veículos conectados nas estradas do mundo. Em até quatro anos, o mercado de serviços de mobilidade e serviços digitais valerá 140 bilhões de euros (fonte: PwC). A condução conectada é uma área em pleno crescimento e a empresa já atua fortemente nesse segmento, transformando os smartphones em chaves de carros, enviando alertas aos motoristas sobre problemas nas rodovias, entre outras soluções.

Entre as novidades que serão apresentadas no Salão Internacional do Automóvel está o serviço de compartilhamento de viagens – SPLT – oferecido pela empresa norte-americana Splitting Fares Inc., recentemente adquirida pela Bosch. Segundo dados, em 2022 o número de usuários de aplicativos de caronas em todo o mundo deverá aumentar em 60%.

O SPLT é uma plataforma de carona compartilhada corporativa em que empresas, universidades ou autoridades municipais podem organizar o compartilhamento de viagens/caronas de seus colaboradores. Esta abordagem B2B do aplicativo SPLT reúne pessoas que querem compartilhar a viagem para o mesmo local de trabalho ou de estudo. O diferencial é que as viagens são compartilhadas pelos colegas, o que significa que os usuários não precisam viajar com pessoas desconhecidas. Além disso, as empresas também passam a ter um papel fundamental na otimização do tráfego e na redução de emissões em zonas urbanas. O SPLT da Bosch já está operando na Alemanha, México e Estados Unidos.

Oficina conectada com o carro

Já pensou receber um aviso no painel do seu carro informando que está na hora de fazer a manutenção preventiva e com um toque de um botão o serviço é agendado na oficina mais próxima ou de sua confiança? Essa é uma das possibilidades da conectividade.

O processamento de dados, a Internet das Coisas e o aumento da conexão entre os produtos trarão um grande potencial de desenvolvimento para as oficinas mecânicas no longo prazo. Isso será possível visto que as informações e o histórico de manutenção do veículo já estarão disponíveis antes mesmo dele chegar à oficina, pois os sistemas trocarão automaticamente dados uns com os outros (carro e oficina) e o mecânico poderá acessar, em tempo real, as principais informações do fabricante.

O software Connected Repair conecta todos os equipamentos Bosch já disponíveis na oficina e permite que os dados coletados do veículo fiquem disponíveis para serem acessados em outros computadores e sistemas interligados em rede. Com isso, o mecânico terá acesso ao histórico completo do veículo em diferentes estações de trabalho e a qualquer momento, basta inserir o número da placa e/ou chassi no computador. Além disso, o software utiliza uma identificação inovadora, que permite realizar testes individuais para complementar os parâmetros específicos do veículo analisado. Numa visita futura à oficina, estes dados serão utilizados novamente para facilitar os processos e evitar a retrabalhos.

Outro diferencial do Bosch Connected Repair é o uso de um recurso de foto, que possibilita documentar a condição do veículo em um protocolo padronizado e pronto para impressão. Essa funcionalidade permite informar aos clientes sobre as reparações necessárias de forma transparente.

Mais informações sobre a Bosch no Salão do Automóvel

Tags: SPLT; Oficina Conectada, Soluções para mobilidade; Salão do Automóvel; conectividade; Internet das Coisas; IoT

Atendimento à imprensa

Alessandra Nascimento

Tel.: (19) 2103-2325

e-mail: alessandra.nascimento@br.bosch.com

A história de sucesso da Bosch no Brasil iniciou-se em 1954 na cidade de São Paulo. Atualmente o Grupo Bosch emprega no país cerca de 8.300 colaboradores e registrou, em 2017, um faturamento líquido de R$ 4.9 bilhões com a oferta de produtos e serviços para os setores Soluções para Mobilidade, Tecnologia Industrial, Bens de Consumo e Energia e Tecnologia Predial. As operações do grupo na América Latina empregam cerca de 10.000 colaboradores que contribuíram para gerar um faturamento de R$ 6.1 bilhões, incluindo as exportações e vendas das empresas coligadas. Para mais informações: www.bosch.com.br

O Grupo Bosch é um líder mundial no fornecimento de tecnologia e serviços. A empresa emprega cerca de 402.000 colaboradores em todo o mundo (posição de 31.12.2017). A empresa gerou vendas de 78.1 bilhões de Euros em 2017. As operações do Grupo estão divididas em quatro setores de negócio: Soluções para Mobilidade, Tecnologia Industrial, Bens de Consumo e Energia e Tecnologia Predial. Como uma empresa líder em IoT, a Bosch oferece soluções inovadoras para casas e cidades inteligentes, mobilidade e indústria conectadas. A empresa utiliza sua expertise de tecnologia de sensores, software e serviços, assim como sua própria nuvem de IoT para oferecer aos seus consumidores conectados múltiplas soluções a partir de uma única fonte. O objetivo estratégico do Grupo Bosch é disponibilizar inovações para uma vida conectada e aprimorar a qualidade de vida em todo o mundo com produtos e serviços inovadores concebidos para fascinar. Assim, a empresa cria "Tecnologia para a Vida". O Grupo Bosch é composto pela Robert Bosch GmbH e cerca de 440 subsidiárias e empresas regionais presentes em aproximadamente 60 países. Incluindo os representantes de vendas e serviços, a rede global de produção, engenharia e vendas da Bosch abrange quase todos os países do mundo. A base para o crescimento futuro da organização é sua força inovadora. A Bosch emprega 64.500 colaboradores na área de pesquisa e desenvolvimento em 125 localidades em todo o mundo. Mais informações: www.bosch.com, www.iot.bosch.com, www.bosch-press.com, www.twitter.com/BoschPresse

A história de sucesso da Bosch no Brasil iniciou-se em 1954 na cidade de São Paulo. Atualmente o Grupo Bosch emprega no país cerca de 8.300 colaboradores e registrou, em 2017, um faturamento líquido de R$ 4.9 bilhões com a oferta de produtos e serviços para os setores Soluções para Mobilidade, Tecnologia Industrial, Bens de Consumo e Energia e Tecnologia Predial. As operações do grupo na América Latina empregam cerca de 10.000 colaboradores que contribuíram para gerar um faturamento de R$ 6.1 bilhões, incluindo as exportações e vendas das empresas coligadas. Para mais informações: www.bosch.com.br

O Grupo Bosch é um líder mundial no fornecimento de tecnologia e serviços. A empresa emprega cerca de 402.000 colaboradores em todo o mundo (posição de 31.12.2017). A empresa gerou vendas de 78.1 bilhões de Euros em 2017. As operações do Grupo estão divididas em quatro setores de negócio: Soluções para Mobilidade, Tecnologia Industrial, Bens de Consumo e Energia e Tecnologia Predial. Como uma empresa líder em IoT, a Bosch oferece soluções inovadoras para casas e cidades inteligentes, mobilidade e indústria conectadas. A empresa utiliza sua expertise de tecnologia de sensores, software e serviços, assim como sua própria nuvem de IoT para oferecer aos seus consumidores conectados múltiplas soluções a partir de uma única fonte. O objetivo estratégico do Grupo Bosch é disponibilizar inovações para uma vida conectada e aprimorar a qualidade de vida em todo o mundo com produtos e serviços inovadores concebidos para fascinar. Assim, a empresa cria "Tecnologia para a Vida". O Grupo Bosch é composto pela Robert Bosch GmbH e cerca de 440 subsidiárias e empresas regionais presentes em aproximadamente 60 países. Incluindo os representantes de vendas e serviços, a rede global de produção, engenharia e vendas da Bosch abrange quase todos os países do mundo. A base para o crescimento futuro da organização é sua força inovadora. A Bosch emprega 64.500 colaboradores na área de pesquisa e desenvolvimento em 125 localidades em todo o mundo. Mais informações: www.bosch.com, www.iot.bosch.com, www.bosch-press.com, www.twitter.com/BoschPresse

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