Suche

Press release #Reposição Automotiva
Compartilhar press release

Bosch vence Prêmio de Inovação Automechanika por uso de Realidade Aumentada em treinamentos

  • Empresa venceu na categoria “Sistemas de Direção Alternativos e Soluções Digitais”
  • Primeiros treinamentos com apoio de Realidade Aumentada (AR) em novembro
  • Seminários técnicos com suporte de AR já estão em desenvolvimento

Bruna Carrara >

X

Frankfurt/Karlsruhe, Alemanha – A Bosch aplica, pela primeira vez, a Realidade Aumentada (Augmented Reality/AR) em seus treinamentos técnicos. A feira Automechanika condecorou esta inovadora ferramenta de treinamento, que possibilita aos participantes acesso a conteúdos práticos totalmente transparentes, com o Prêmio de Inovação na categoria “Sistemas de Direção Alternativos e Soluções Digitais”. “Estamos muito felizes com esta premiação e isso nos encoraja a continuarmos impulsionando o desenvolvimento da tecnologia de Realidade Aumentada para treinamentos de profissionais do setor e também para uso eficiente no dia a dia das oficinas”, diz Manfred Baden, gerente executivo da divisão de Reposição Automotiva da Bosch Alemanha.

As aplicações de Realidade Aumentada permitem a implementação de diferentes cenários de treinamento. Uma vez que os participantes apontam as câmeras de seus tablets – ou óculos inteligentes – para um componente específico do veículo e objetos em 3D, vídeos ou explicações são adicionados à imagem real. O treinador também pode controlar os dispositivos dos participantes e decidir qual item deve ser exibido em cada um deles. “A Realidade Aumentada nos fornece uma tecnologia que permite explicarmos funções cada vez mais sofisticadas aos participantes, ensinando-os de forma mais interativa”, explica Jürgen Lumera, especialista em Realidade Aumentada da divisão de Reposição Automotiva da Bosch.

Primeiros treinamentos com auxílio da Realidade Aumentada

Durante uma oficina sobre motores de alta voltagem que ocorreu no estande da Bosch na Automechanika, os mecânicos puderam conferir como funciona o ensino com suporte da Realidade Aumentada. Ainda em novembro deste ano, a empresa oferecerá o primeiro treinamento com auxílio da AR: serão dois dias de curso sobre manutenção de motorização elétrica, que ocorrerá nos Centros de Treinamentos Bosch em Plochingen, na Alemanha e em Copenhagen, na Dinamarca.

No próximo ano, a Realidade Aumentada também poderá ser usada como suporte didático para treinamentos adicionais, como sensores e atuadores em sistemas de injeção a diesel ou a gasolina. Além disso, também está planejado o apoio em seminários técnicos sobre sistemas de freio, carroceria, sistemas de assistência ao condutor, entre outros.

No Brasil, ainda não há previsão de quando os treinamentos utilizarão essa ferramenta inovadora. Mas a empresa está constantemente investindo no desenvolvimento e aprimoramento de cursos de capacitação dos profissionais do mercado de reparação automotiva.

Ajuste ideal de conteúdos de treinamento

A Bosch desenvolveu uma Plataforma de Realidade Aumentada (CAP) especial para aplicações em realidade aumentada, que permite publicar novos conteúdos e aplicações. Alimentada por conteúdos armazenados, a plataforma compila os dados necessários para cada aplicação específica da Realidade Aumentada. “Graças ao nosso CAP, os treinadores podem personalizar o conteúdo em um período de tempo muito curto, ajustando-os de forma ideal para cada grupo”, explica Lumera.

Além disso, o dispositivo permite implementar diferentes cenários de treinamento. No “Modo Treinador”, por exemplo, o técnico controla os dispositivos dos participantes e decide qual item será exibido. Cada participante – ou o grupo inteiro – pode seguir e participar ativamente da experiência do treinamento da realidade aumentada em cada etapa. Já no “Modo Trainee”, o instrutor pode acessar o dispositivo de qualquer participante para fornecer sugestões e dicas úteis, além de explicar os próximos passos de forma clara e graficamente mais didática.

Atendimento à imprensa

Bruna Carrara

tel.: (19) 2103-1218

e-mail: bruna.carrara@br.bosch.com

Em 2024, o Grupo Bosch completa 70 anos de história no Brasil. Atualmente emprega no país cerca de 10.000 colaboradores e registrou, em 2022, um faturamento líquido de 7,8 bilhões de reais com a oferta de produtos e serviços para os setores de Mobilidade, Tecnologia Industrial, Bens de Consumo e Energia e Tecnologia Predial. As operações do grupo na América Latina empregam cerca de 11.500 colaboradores que contribuíram para gerar um faturamento de 10,3 bilhões de reais, incluindo as exportações e vendas das empresas coligadas. Para mais informações: www.bosch.com.br, www.bosch-press.com.br.

O Grupo Bosch é um líder global de tecnologia e serviços. A empresa emprega cerca de 428.000 colaboradores em todo o mundo (em 31 de dezembro de 2023). De acordo com dados preliminares, a empresa gerou vendas de 91,6 bilhões de euros em 2023. Suas operações do Grupo são divididas em quatro setores de negócios: Mobilidade, Tecnologia Industrial, Bens de Consumo e Energia e Tecnologia de Construção. Como empresa líder em IoT, a Bosch fornece soluções inovadoras para casas inteligentes, Indústria 4.0 e mobilidade conectada. A empresa busca por uma mobilidade que seja sustentável, segura e fascinante e utiliza sua expertise em sensores, software e serviços, assim como sua própria nuvem de IoT para oferecer aos seus consumidores conectados múltiplas soluções a partir de uma única fonte. O objetivo estratégico do Grupo Bosch é disponibilizar inovações para uma vida conectada com produtos e soluções que contenham inteligência artificial (IA) ou que tenham sido desenvolvidos ou fabricados por meio da IA. Com isso, a Bosch aprimora a qualidade de vida em todo o mundo com produtos e serviços inovadores concebidos para fascinar e, assim, cria "Tecnologia para a Vida". O Grupo Bosch compreende a Robert Bosch GmbH e suas cerca de 470 subsidiárias e empresas regionais em mais de 60 países. Incluindo parceiros de vendas e serviços, a rede global de fabricação, engenharia e vendas da Bosch abrange quase todos os países do mundo. A base para o crescimento futuro da empresa é sua força inovadora. Em 136 locais em todo o mundo, a Bosch emprega cerca de 85.500 colaboradores na área de pesquisa e desenvolvimento, dos quais quase 44.000 são engenheiros de software. Mais informações: www.bosch.com, www.iot.bosch.com, www.bosch-press.com, www.twitter.com/BoschPresse

Baixar press release

Ainda procurando por algo?