Suche

Press release #Soluções para a Mobilidade
Compartilhar press release

Aplicativo da Bosch torna as chaves do caminhão obsoletas

  • Chaves digitais: Perfectly Keyless transfere as chaves do veículo para dentro do smartphone
  • Operadores de frota podem gerenciar de forma flexível quais motoristas terão acesso ao veículo e quando
  • Chave digital estará sempre onde é necessária

Carolina Moretti >

X

Stuttgart, Alemanha – A chave do futuro será digital e oferecerá mais recursos do que suas antecessoras analógicas. Caso seja roubada ou perdida não será necessário procurá-la, já que estará armazenada de forma segura em um aplicativo de celular. “O app Perfectly Keyless está tornando as chaves convencionais em coisa do passado. A Bosch está levando as chaves para o mundo digital e tornando-as disponíveis a qualquer hora e em qualquer lugar”, afirma Harald Kröger, presidente da divisão Automotive Electronics da Bosch GmbH.

Com o Perfectly Keyless, o smartphone substitui a chave analógica do veículo. Este conceito pode oferecer mais conforto ao proprietário de um veículo particular, mas o aplicativo também se destaca para uso em frotas de veículos com múltiplos motoristas – com ele, não será mais preciso passar as chaves do caminhão em mão em mão. Os gerentes de frotas e operadores logísticos utilizarão o aplicativo para dar acesso apenas para os motoristas que estiverem autorizados a usar o veículo. A empresa acredita que há um mercado em expansão para a solução, que fará sua estreia mundial no IAA Veículos Comerciais em Hannover, na Alemanha. Dentre os clientes em potencial, 15 mil são operadores logísticos e a maioria deles gerencia pelo menos uma dúzia de veículos e motoristas somente na Alemanha.

Viagem sem chaves

Uma fileira com centenas de chaves penduradas em grandes quadros suspensos nas paredes – os operadores logísticos ainda costumam utilizar este método para organizar as chaves de suas frotas. Uma chave perdida resulta em uma operação massiva de busca e cada minuto é crucial, especialmente quando se fala de veículos comerciais. Afinal, caminhão parado não gera dinheiro.

No centro deste novo sistema está um aplicativo que os gerentes logísticos e motoristas de caminhões terão disponíveis em seus smartphones. Isto permite que o acesso ao veículo seja concedido a partir de alguns cliques. No futuro, a solução da Bosch também permitirá a integração completa do gerenciamento de chaves aos sistemas de agendamento de frete. Dessa forma, assim que uma carga e uma rota são definidas para um determinado caminhão, o sistema gera as chaves digitais para o veículo e as envia automaticamente para o smartphone do motorista. Se a escala de agendamento de rotas muda, o sistema também ajusta as chaves. “Graças ao gerenciamento de chaves totalmente digital, os operadores logísticos desfrutam de segurança e flexibilidade em seus planejamentos. Esta é a única maneira que a logística do futuro poderá funcionar de forma eficiente”, disse Kröger.

Gerenciamento seguro de chaves através de aplicativo na nuvem

O gerenciamento de chaves digitais da Bosch conecta caminhões com um aplicativo de smartphone pela nuvem. Os gestores ou gerentes de frotas usam o aplicativo para atribuir um caminhão a um motorista dentro de uma rota específica. O Perfectly Keyless gera uma chave digital segura e pessoal e a envia pela nuvem para o caminhão e para o smartphone do motorista. Conforme ele se aproxima do veículo designado, os sensores instalados no caminhão detectam o smartphone através de uma conexão sem fio. As portas do veículo apenas abrirão se a chave do telefone “combinar” com a trava digital do veículo. Estes sensores também detectam quando o motorista está sentado no banco e o motor dará partida assim que ele apertar o botão “start-stop”. Da mesma forma, quando o condutor sair do veículo ao final da viagem, o sistema detectará a ação e automaticamente tranca as portas.

Sem bateria? Sem problemas

O que acontece se a bateria do smartphone acabar ou então se o aparelho sumir? No futuro, a chave digital do veículo funcionará mesmo que a bateria acabe. Neste caso, o telefone e o caminhão se comunicarão por meio de uma transmissão wireless de curta distância (NFC), ou seja, um protocolo sem fio para compartilhamento de dados em curtas distâncias. Além disso, se o smartphone for perdido ou roubado junto com o aplicativo, a chave digital pode ser desativada online, bloqueando o acesso ao veículo. Dessa forma, ele não poderá ser destrancado e não funcionará até que o gerente da frota utilize o aplicativo para providenciar um novo motorista para o caminhão ou um novo telefone com acesso ao veículo.

Mais informações

BOSCH NO IAA VEÍCULOS COMERCIAIS 2018

Coletiva de imprensa: Quarta-feira, 19 de setembro de 2018, das 13:20 às 13:40 com Dr. Rolf Bulander, presidente da divisão de Soluções para Mobilidade da Bosch e Dr. Markus Heyn, membro do conselho de administração da Robert Bosch GmbH, no estande da Bosch A01, corredor 16.

Acompanhe os destaques da Bosch no IAA 2018 em www.bosch-iaa.com ou no Twitter, com a hashtag #BoschIAA

• Painéis com especialistas da Bosch no Fórum Mundial de Novas Tendências da Mobilidade, pavilhão 11, seção D:

o Quarta-feira, 26 de setembro, das 10h às 11h: Apresentação “O aprimoramento da condução autônoma (e Inteligência Artifical)” com Johannes-Jörg Rüger, diretor da unidade de Veículos Comerciais e Off-Road da Bosch

o Quinta-feira, 27 de setembro, das 11h15 às 12h15: Painel de discussão “Mercado de reposição – mais do que apenas reparo e manutenção”

o Quinta-feira, 27 de setembro, das 14h30 às 15h30: Apresentação e discussão “Masters da digitalização: digitalizando negócios e ecossistemas de mobilidade com o Dr. Rainer Kallenbach, presidente da divisão de Soluções para Mobilidade Conectada

Atendimento à imprensa

Annett Fischer

tel.: 49 7118116286

e-mail: annett.fischer@br.bosch.com

Em 2024, o Grupo Bosch completa 70 anos de história no Brasil. Atualmente emprega no país cerca de 10.000 colaboradores e registrou, em 2022, um faturamento líquido de 7,8 bilhões de reais com a oferta de produtos e serviços para os setores de Mobilidade, Tecnologia Industrial, Bens de Consumo e Energia e Tecnologia Predial. As operações do grupo na América Latina empregam cerca de 11.500 colaboradores que contribuíram para gerar um faturamento de 10,3 bilhões de reais, incluindo as exportações e vendas das empresas coligadas. Para mais informações: www.bosch.com.br, www.bosch-press.com.br.

O Grupo Bosch é um líder global de tecnologia e serviços. A empresa emprega cerca de 429.000 colaboradores em todo o mundo (em 31 de dezembro de 2023). A empresa gerou vendas de 91,6 bilhões de euros em 2023. Suas operações estão divididas em quatro setores de negócios: Mobilidade, Tecnologia Industrial, Bens de Consumo e Energia e Tecnologia de Construção. Com as suas atividades, a empresa pretende utilizar a tecnologia para ajudar a moldar tendências universais como automação, eletrificação, digitalização, conectividade e uma orientação para a sustentabilidade. Neste contexto, a ampla diversificação da Bosch entre regiões e indústrias fortalece a sua inovação e robustez. A Bosch utiliza a sua experiência em tecnologia de sensores, software e serviços para oferecer aos seus consumidores múltiplas soluções a partir de uma única fonte. Também aplica a sua experiência em conectividade e inteligência artificial para desenvolver e fabricar produtos sustentáveis e fáceis de usar. Com “Tecnologia para a vida”, a Bosch quer ajudar a melhorar a qualidade de vida e a conservar os recursos naturais. O Grupo Bosch é composto pela Robert Bosch GmbH e suas cerca de 470 subsidiárias e empresas regionais em mais de 60 países. Incluindo parceiros de vendas e serviços, a rede global de produção, engenharia e vendas da Bosch abrange quase todos os países do mundo. A força inovadora da Bosch é a base para o crescimento futuro da empresa. Em 136 locais em todo o mundo, a Bosch emprega cerca de 90.000 colaboradores na área de pesquisa e desenvolvimento, dos quais cerca de 48.000 são engenheiros de software. Mais informações: www.bosch.com, www.iot.bosch.com, www.bosch-press.com

Em 2024, o Grupo Bosch completa 70 anos de história no Brasil. Atualmente emprega no país cerca de 10.000 colaboradores e registrou, em 2022, um faturamento líquido de 7,8 bilhões de reais com a oferta de produtos e serviços para os setores de Mobilidade, Tecnologia Industrial, Bens de Consumo e Energia e Tecnologia Predial. As operações do grupo na América Latina empregam cerca de 11.500 colaboradores que contribuíram para gerar um faturamento de 10,3 bilhões de reais, incluindo as exportações e vendas das empresas coligadas. Para mais informações: www.bosch.com.br, www.bosch-press.com.br.

O Grupo Bosch é um líder global de tecnologia e serviços. A empresa emprega cerca de 429.000 colaboradores em todo o mundo (em 31 de dezembro de 2023). A empresa gerou vendas de 91,6 bilhões de euros em 2023. Suas operações estão divididas em quatro setores de negócios: Mobilidade, Tecnologia Industrial, Bens de Consumo e Energia e Tecnologia de Construção. Com as suas atividades, a empresa pretende utilizar a tecnologia para ajudar a moldar tendências universais como automação, eletrificação, digitalização, conectividade e uma orientação para a sustentabilidade. Neste contexto, a ampla diversificação da Bosch entre regiões e indústrias fortalece a sua inovação e robustez. A Bosch utiliza a sua experiência em tecnologia de sensores, software e serviços para oferecer aos seus consumidores múltiplas soluções a partir de uma única fonte. Também aplica a sua experiência em conectividade e inteligência artificial para desenvolver e fabricar produtos sustentáveis e fáceis de usar. Com “Tecnologia para a vida”, a Bosch quer ajudar a melhorar a qualidade de vida e a conservar os recursos naturais. O Grupo Bosch é composto pela Robert Bosch GmbH e suas cerca de 470 subsidiárias e empresas regionais em mais de 60 países. Incluindo parceiros de vendas e serviços, a rede global de produção, engenharia e vendas da Bosch abrange quase todos os países do mundo. A força inovadora da Bosch é a base para o crescimento futuro da empresa. Em 136 locais em todo o mundo, a Bosch emprega cerca de 90.000 colaboradores na área de pesquisa e desenvolvimento, dos quais cerca de 48.000 são engenheiros de software. Mais informações: www.bosch.com, www.iot.bosch.com, www.bosch-press.com

Baixar press release

Ainda procurando por algo?