Suche

Press release #Reposição Automotiva
Compartilhar press release

Bosch destaca check-up de filtros antes de pegar a estrada

  • Filtros de óleo, ar, combustível e cabine merecem atenção dos motoristas
  • Manutenção preventiva garante maior segurança, economia e tranquilidade
  • Em boas condições, componente evita diversos problemas

Bruna Carrara

X

Campinas – Nestas férias de julho, quem vai viajar certamente quer diversão e tranquilidade. Para evitar imprevistos nas estradas e garantir tudo isso, incluindo no pacote segurança e economia, os motoristas precisam estar atentos às condições de diversos itens do veículo, como os filtros.

Quando em bom estado de conservação, os filtros de óleo, ar e combustível ajudam a reduzir o consumo de combustível e nível de emissão de poluentes, além de contribuírem com desempenho e vida útil do motor. Já os filtros de cabine estão relacionados à saúde dos ocupantes do veículo, pois purificam o ar que circula internamente.

“Os filtros não são os únicos itens que merecem atenção. Também é importante verificar com regularidade as condições de outros itens, como os sistemas de freios, injeção e ignição, faróis, palhetas, além da bateria, velas cabos, correias e outros”, explica Daniel Lovizaro, gerente de Assistência, Serviços e Treinamentos Técnicos da divisão Automotive Aftermarket da Robert Bosch para a América Latina. Segundo ele, a manutenção preventiva deve ser realizada independentemente dos períodos de férias ou viagens mais longas. “O objetivo é garantir o bom funcionamento do veículo, a segurança no trânsito, economia e a preservação do meio ambiente”, acrescentou.

Funcionalidade de cada filtro

Os filtros garantem maior eficiência, menor desgaste de determinados itens do carro, além de proteção e conforto. As trocas destes itens devem ser realizadas periodicamente, conforme recomendações dos fabricantes, a fim de evitar danos à injeção eletrônica e também nos demais sistemas e peças do motor. Cada tipo de filtro tem uma função especifica e quando eles não estão em bom estado implicam em problemas diversos. Confira:

- O filtro de óleo é essencial para garantir o funcionamento do motor, além de também filtrar os contaminantes presentes no óleo do sistema hidráulico. A utilização, por um tempo acima do especificado no manual do proprietário, gera várias consequências como: desgaste excessivo das peças, perda de desempenho, aumento no consumo de combustível ou até a parada total do motor.

- O filtro de ar protege o motor contra partículas de sujeiras no ar de admissão e desgaste, além de garantir o abastecimento de ar para a carburação e reduzir o nível de ruído. Quando o item não está em boas condições, ocorre má preparação da mistura de ar/combustível, levando a uma redução da potência do motor e a uma emissão acentuada de substâncias poluentes, há maior consumo de combustível e desgaste acentuado do motor devido às partículas, bem como problemas no arranque do veículo.

- O filtro de combustível preservar tanto o sistema de injeção quanto os componentes do motor contra partículas de sujeira como pó, ferrugem, água e resíduos existentes no tanque de combustível do veículo. Dentro das especificações técnicas adequadas, além de assegurar o bom desempenho do veículo, também protege o sistema de injeção, diminui o nível de emissões e o consumo de combustível.

- O filtro de cabine é responsável pela filtragem e purificação do ar no interior do veículo, pois absorve as substâncias nocivas presentes no ambiente, sobretudo em áreas com trânsito intenso. Os filtros de cabine reduzem a concentração de resíduos do ar aspirado da atmosfera e ainda absorvem partículas de pó, fuligem, pólen, germes e bactérias.

Atendimento à imprensa

Bruna Carrara

tel.: (19) 2103-1218

e-mail: bruna.carrara@br.bosch.com

Em 2024, o Grupo Bosch completa 70 anos de história no Brasil. Atualmente emprega no país cerca de 10.000 colaboradores e registrou, em 2023, um faturamento líquido de 7,9 bilhões de reais com a oferta de produtos e serviços para os setores de Mobilidade, Tecnologia Industrial, Bens de Consumo e Energia e Tecnologia Predial. As operações do grupo na América Latina empregam cerca de 11.500 colaboradores que contribuíram para gerar um faturamento de 9,8 bilhões de reais, incluindo as exportações e vendas das empresas coligadas. Para mais informações: www.bosch.com.br, www.bosch-press.com.br.

O Grupo Bosch é um líder global de tecnologia e serviços. A empresa emprega cerca de 429.000 colaboradores em todo o mundo (em 31 de dezembro de 2023) e gerou vendas de 91,6 bilhões de euros em 2023. Suas operações estão divididas em quatro setores de negócios: Mobilidade, Tecnologia Industrial, Bens de Consumo e Energia e Tecnologia Predial. Com as suas atividades, a empresa pretende utilizar a tecnologia para ajudar a moldar tendências universais como automação, eletrificação, digitalização, conectividade e uma orientação para a sustentabilidade. Neste contexto, a ampla diversificação da Bosch entre regiões e indústrias fortalece a sua inovação e robustez. A Bosch utiliza a sua experiência em tecnologia de sensores, software e serviços para oferecer aos seus consumidores múltiplas soluções a partir de uma única fonte. Também aplica o seu conhecimento em conectividade e inteligência artificial para desenvolver e fabricar produtos sustentáveis e fáceis de usar. Com “Tecnologia para a vida”, a Bosch quer ajudar a melhorar a qualidade de vida e a conservar os recursos naturais. O Grupo Bosch é composto pela Robert Bosch GmbH e suas cerca de 470 subsidiárias e empresas regionais em mais de 60 países. Incluindo parceiros de vendas e serviços, a rede global de produção, engenharia e vendas da Bosch abrange quase todos os países do mundo. A força inovadora da Bosch é a base para o crescimento futuro da empresa. Em 136 locais em todo o mundo, a Bosch emprega cerca de 90.000 colaboradores na área de pesquisa e desenvolvimento, dos quais cerca de 48.000 são engenheiros de software. Mais informações: www.bosch.com, www.iot.bosch.com, www.bosch-press.com

Baixar press release