Suche

Press release
Compartilhar press release

Bosch fornece solução completa ao Metrô de Helsinque

  • Estação é a principal da Finlândia
  • Projeto de extensão Länsimetro acrescentará 14 quilômetros de trilhos e oito novas paradas de metrô na região
  • Tecnologia Bosch Praesideo garante eficiente sistema de endereçamento público de mensagens e evacuação por voz em larga escala

Bruna Carrara >

X

O Metrô de Helsinque é a principal estação de transporte público da Finlândia, além de ser considerado o sistema metropolitano localizado mais ao extremo norte do mundo. A estação é vital no transporte de passageiros na região, pois conecta o centro de Helsinque com os subúrbios e cidades vizinhas. Todos os anos, 63 milhões de pessoas dependem do sistema ferroviário da Autoridade Regional de Transportes de Helsinque (HSL).

Desde novembro de 2017, o Metrô de Helsinque avança cada vez mais – um projeto de expansão massivo, chamado Länsimetro (“Metrô Ocidental”), acrescentou 14 quilômetros de trilhos e oito novas paradas de metrô que vão até a cidade de Espoo. E, para garantir soluções eficientes de endereçamento público e evacuação por voz em uma escala tão grande, foi escolhido o primeiro sistema inteiramente digital do mundo: o Bosch Praesideo. Conhecido por sua escalabilidade, alto nível de redundância integrada a fim de garantir pleno funcionamento e evitar de falhas, áudio livre de interferências e versatilidade operacional, a tecnologia está instalada em mais de 20 mil aplicações ao redor do mundo, incluindo a atual rede do metrô de Helsinque.

Com sua rede óptica única, o Praesideo provou ser a solução ideal para expandir o sistema e integrar os 5.580 novos alto-falantes de Länsimetro, que estão instalados em 12 cores e 14 tipos diferentes de caixas de som para combinarem com a estética interior de última geração.

Para atender as oito novas estações de metrô – que possuem um projeto arquitetônico exclusivo e com materiais de construção diferenciados –, foram necessárias medidas extras para garantir uma qualidade de áudio uniforme: utilizando os alto-falantes da Bosch, especialistas em som realizaram testes acústicos em 3D em todas as estações de forma que pudessem fornecer uma base para ajustar os controles de áudio em cada uma delas, por meio de 24 amplificadores instalados em 600 canais com potência total do amplificador de 91 kW.

Ao garantir áudio livre de interferência em todas as novas estações, independentemente das variações acústicas, o Praesideo da Bosch oferece segurança aos passageiros de acordo com as mais altas especificações, assim, o Länsimetro obteve certificação com o sistema de som padrão SFS-EM 50849, bem como normas de alarme de incêndio SFS-EN 54-16 e SFE-EN 54-24.

Cumprindo um requisito fundamental definido pela HSL, a tecnologia da Bosch é instalada de maneira a permitir o controle individual das transmissões em cada uma das oito paradas de metrô. Além disso, o Praesideo também interage com outros sistemas de segurança do Metrô de Helsinque: uma interface direta para segurança contra incêndios permite que o sistema da Bosch envie mensagens automáticas de evacuação em casos de incêndio, guiando os passageiros até a saída ou túnel mais próximos.

Interligado ao sistema de vídeovigilância, o Bosch Praesideo ainda reproduz mensagens de aviso automáticas para alertar os operadores do trem, caso algum passageiro se aproxime perigosamente dos trilhos. A construção já está em curso para a Fase Dois do Länsimetro, que irá adicionar mais sete quilômetros de trilhos – com o sistema de segurança dos passageiros fornecida inteiramente pela solução da Bosch – até o ano de 2020.

Atendimento à imprensa

Bruna Carrara

tel.: (19) 2103-1218

e-mail: bruna.carrara@br.bosch.com

Com mais de 65 anos de história com o Brasil, Grupo Bosch emprega atualmente no país cerca de 8.800 colaboradores e registrou, em 2021, um faturamento líquido de R$ 6,9 bilhões com a oferta de produtos e serviços para os setores Soluções para Mobilidade, Tecnologia Industrial, Bens de Consumo e Energia e Tecnologia Predial. As operações do grupo na América Latina empregam cerca de 10.500 colaboradores que contribuíram para gerar um faturamento de 9,2 bilhões de reais, incluindo as exportações e vendas das empresas coligadas. Para mais informações: www.bosch.com.br, www.bosch-press.com.br.

O Grupo Bosch é um líder global de tecnologia e serviços. A empresa emprega cerca de 421.000 colaboradores em todo o mundo (em 31 de dezembro de 2022). A empresa gerou vendas de 88,2 bilhões de euros em 2022. Suas operações do Grupo são divididas em quatro setores de negócios: Mobilidade, Tecnologia Industrial, Bens de Consumo e Energia e Tecnologia de Construção. Como empresa líder em IoT, a Bosch fornece soluções inovadoras para casas inteligentes, Indústria 4.0 e mobilidade conectada. A empresa busca por uma mobilidade que seja sustentável, segura e fascinante e utiliza sua expertise em sensores, software e serviços, assim como sua própria nuvem de IoT para oferecer aos seus consumidores conectados múltiplas soluções a partir de uma única fonte. O objetivo estratégico do Grupo Bosch é disponibilizar inovações para uma vida conectada com produtos e soluções que contenham inteligência artificial (IA) ou que tenham sido desenvolvidos ou fabricados por meio da IA. Com isso, a Bosch aprimora a qualidade de vida em todo o mundo com produtos e serviços inovadores concebidos para fascinar e, assim, cria "Tecnologia para a Vida". O Grupo Bosch compreende a Robert Bosch GmbH e suas cerca de 470 subsidiárias e empresas regionais em mais de 60 países. Incluindo parceiros de vendas e serviços, a rede global de fabricação, engenharia e vendas da Bosch abrange quase todos os países do mundo. Com seus mais de 400 locais em todo o mundo, o Grupo Bosch é neutro em carbono desde o primeiro trimestre de 2020. A base para o crescimento futuro da empresa é sua força inovadora. Em 136 locais em todo o mundo, a Bosch emprega cerca de 85.500 colaboradores na área de pesquisa e desenvolvimento, dos quais quase 44.000 são engenheiros de software. Mais informações: www.bosch.com, www.iot.bosch.com, www.bosch-press.com, www.twitter.com/BoschPresse

Baixar press release

Ainda procurando por algo?