Suche

História de sucesso - Bosch celebra 130 anos no mundo

Alessandra Nascimento >

X

  • Empresa abriu as portas em novembro de 1886
  • Inovação: magneto de ignição torna a Bosch um negócio global
  • Disposição para mudanças garante êxito da companhia

Stuttgart, Alemanha – Neste mês de novembro, a Bosch celebra os 130 anos de sua fundação. Uma trajetória que começou com a “Oficina de Mecânica Fina e Eletrotécnica”, em Stuttgart, na Alemanha com apenas duas pessoas e muitos desafios até se tornar um dos dez maiores empreendimentos alemães, operando em mais de 150 países. Com uma história de sucesso internacional, hoje o Grupo Bosch emprega 375 mil colaboradores no mundo e gera vendas em torno de 70 bilhões de euros em 2015.

Robert Bosch iniciou os negócios no dia 15 de novembro de 1886, construindo o alicerce daquilo que, já naquela época, se tornaria uma empresa líder no fornecimento mundial de tecnologia e serviços. Desde o início, a história do Grupo Bosch se caracteriza pelo impulso otimista e dinamismo de seu fundador, que precisou superar alguns entraves financeiros e comerciais para criar oportunidades e consolidar a empresa.

Inovação impulsiona alcance global

O ano de 1897 é o marco da história da Bosch, por ter sido o início da expansão da empresa globalmente. Contudo, desde 1887 a companhia já produzia sua primeira invenção - o magneto de ignição de baixa tensão - para aplicação em máquinas estacionárias com o objetivo de gerar eletricidade em edifícios. Dez anos depois, o produto foi utilizado em motores veiculares e, em 1902, foi sucedido pelo sistema de ignição com magneto de alta tensão da Bosch, sendo a inovação decisiva para levar a empresa ao nível de fornecedor de sucesso e uma líder na área automotiva. Com o automóvel desfrutando de um sucesso sem igual depois de 1900, a Bosch também se tornou uma empresa global. Nos primeiros cinco anos, foram vendidos 50 mil sistemas de ignição. Em 1912, as vendas atingiram dois milhões de unidades.

Oportunidades de mercado

Com visão empreendedora e focado no futuro, Robert Bosch abriu novos mercados mundialmente. A partir de 1908, os sistemas de ignição Bosch estavam disponíveis em todos os continentes, o que contribuiu para a empresa crescer e se tornar uma marca internacional. A Bosch também conseguiu estabilidade a longo prazo com novos produtos para automóveis, bem como soluções em ferramentas elétricas, eletrodomésticos e tecnologia industrial.

Esta capacidade de adaptação - para garantir a sobrevivência da empresa através da entrada em novos setores, mas também ao se desligar de negócios deficitários - é um dos principais fatores de sucesso da sua história. Uma característica fundamental de Robert Bosch e seus sucessores sempre foi o senso de responsabilidade para com os colaboradores e não apenas a busca de lucratividade. É preciso uma vontade de mudar diante das condições econômicas voláteis para manter uma empresa e sua força de trabalho nos negócios.

Robert Bosch dizia: “As pessoas podem dizer que eu não sou um inventor: realmente, eu não tenho a pretensão de ser um. O que eu sou é um homem que conseguiu, através de perseverança, bom exemplo e tratando bem os meus colaboradores, construir uma empresa que tem uma boa reputação no mundo todo. Devo meu sucesso, em grande parte, à minha determinação, o que tem evitado que qualquer coisa de baixa qualidade saia de minha fábrica”.

Contato para imprensa:

Dietrich Kuhlgatz, telefone: +49 711 811 44160

Em 2019, o Grupo Bosch completou 65 anos de Brasil – uma história de sucesso que se iniciou em 1954 na cidade de São Paulo. Atualmente o Grupo Bosch emprega no país cerca de 8.000 colaboradores e registrou, em 2019, um faturamento líquido de R$ 5,2 bilhões com a oferta de produtos e serviços para os setores Soluções para Mobilidade, Tecnologia Industrial, Bens de Consumo e Energia e Tecnologia Predial. As operações do grupo na América Latina empregam cerca de 9.400 colaboradores que contribuíram para gerar um faturamento de R$ 6,4 bilhões, incluindo as exportações e vendas das empresas coligadas. Para mais informações: www.bosch.com.br, www.bosch-press.com.br, www.twitter.com/bosch_brasil.

O Grupo Bosch é um líder mundial no fornecimento de tecnologia e serviços. A empresa emprega cerca de 400.000 colaboradores em todo o mundo (posição de 31 de dezembro de 2019). A empresa gerou vendas de 77,7 bilhões de euros em 2019. As operações do Grupo estão divididas em quatro setores de negócio: Soluções para Mobilidade, Tecnologia Industrial, Bens de Consumo e Energia e Tecnologia Predial. Como uma empresa líder em IoT, a Bosch oferece soluções inovadoras para casas e cidades inteligentes, mobilidade e indústria conectadas. A empresa busca por uma mobilidade sustentável, segura e fascinante e utiliza sua expertise em sensores, software e serviços, assim como sua própria nuvem de IoT para oferecer aos seus consumidores conectados múltiplas soluções a partir de uma única fonte. O objetivo estratégico do Grupo Bosch é disponibilizar inovações para uma vida conectada com produtos e soluções que contêm inteligência artificial (IA) ou que foram desenvolvidos ou fabricados por meio da IA. Com isso, a Bosch aprimora a qualidade de vida em todo o mundo com produtos e serviços inovadores concebidos para fascinar e, com isso, cria "Tecnologia para a Vida". O Grupo Bosch é composto pela Robert Bosch GmbH e cerca de 440 subsidiárias e empresas regionais presentes em aproximadamente 60 países. Incluindo os representantes de vendas e serviços, a rede global de produção, engenharia e vendas da Bosch abrange quase todos os países do mundo. A base para o crescimento futuro da organização é sua força inovadora. A Bosch emprega 72.600 colaboradores na área de pesquisa e desenvolvimento em 126 localidades em todo o mundo, bem como cerca de 30 mil engenheiros de software. Mais informações: www.bosch.com, www.iot.bosch.com, www.bosch-press.com, www.twitter.com/BoschPresse

Ainda procurando por algo?