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Bosch revoluciona pecuária no Brasil com inovador sistema de precisão

Plataforma Bosch de Pecuária de Precisão

  • Inovação: Plataforma Bosch de Pecuária de Precisão beneficiará produtores nacionais e também de outros países
  • Nova tecnologia trará mais rentabilidade para o pecuarista, melhor gestão de recursos e menos impactos ambientais
  • Sistema capaz de analisar a performance do gado em tempo real

Carolina Moretti

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Campinas – A agropecuária é um importante setor para a economia brasileira e a Bosch está inovando na pecuária de precisão com um sistema que mudará a forma de acompanhar o desenvolvimento do rebanho. Trata-se da Plataforma Bosch de Pecuária de Precisão - uma solução de IoT (Internet das Coisas) desenvolvida no Brasil que visa analisar a performance do gado de forma dinâmica e individual, dentro do seu habitat natural e sem a necessidade de transportá-lo para o curral. “Essa inovação é um marco na história da Bosch, visto que nos permite contribuir com tecnologia de ponta para que o setor agropecuário brasileiro seja mais produtivo, eficiente e sustentável”, destaca Besaliel Botelho, presidente da Robert Bosch América latina.

Com a solução Plataforma Bosch de Pecuária de Precisão, há mais controle no acompanhamento do rebanho, pois permite o rastreamento individual do animal. Atualmente, o peso é estimado de acordo com uma média entre várias cabeças ou individualmente através de pesagens pontuais no curral de manejo. Com a nova tecnologia é possível ter o controle rigoroso da performance e da saúde do gado, da operação da fazenda e ainda eliminar desperdícios de recursos naturais e comida dos animais, por exemplo.

“Com o sistema, o pecuarista passará a ter informações valiosas e em tempo real em mãos. Ele saberá quais são os animais de alta performance e os que não estão evoluindo desde o início, seja em um confinamento ou pasto. É possível ainda identificar animais com queda abrupta ou progressiva de performance indicando doença, problema operacional ou nutricional ”, explica Gustavo Ferro, gerente da área de Negócios de Pecuária de Precisão da Robert Bosch América Latina. “A tecnologia identifica e aponta cada animal, o compara com a média e mostra seu retorno econômico diariamente”, conclui.

Outro impacto positivo da inovação é em relação ao bem-estar do animal, uma vez que não necessita de manejo para a pesagem. Assim o gado está menos exposto ao estresse e possibilidade de acidentes, muito comuns no processo de aferição tradicional.

“Queremos, com esta inovação, ultrapassar nossas tradicionais áreas de atuação nos setores da Mobilidade, Tecnologia Industrial, Bens de Consumo, Energia e Tecnologia Predial, e contribuir com o desenvolvimento do agronegócio brasileiro – setor este tão importante para economia nacional. Para a Bosch, a pecuária de precisão significa o desenvolvimento de máquinas, sistemas e plataformas que, aliadas à experiência do usuário, possibilita uma atividade mais rentável e sustentável”, conclui Botelho.

Funcionamento do sistema

O sistema é instalado em um corredor individual que, em casos de confinamento, divide a baia em duas partes, separando o cocho e o bebedouro. Já no pasto, o sistema pode ser instalado em passagem de rotacionados ou na entrada de praças de alimentação. Em ambos os casos, o gado circula livremente e seus dados são obtidos por meio da leitura de um brinco eletrônico (RFID UHF) e enviados para uma rede de dados cada vez que o animal passa pelo corredor.

A partir desse momento, a Bosch processa os dados e fornece indicadores-chave para o cliente. Com a pesagem constante, o administrador consegue verificar, por exemplo, a taxa de ganho diário de peso, a efetividade da dieta, se um dos animais está engordando menos do que deveria, etc. “É a inteligência da informação e a conectividade trabalhando em prol da pecuária brasileira”, reforça Botelho.

O projeto-piloto foi desenvolvido na Fazenda Santa Fé, do empresário Pedro Merola, localizada na cidade de Santa Helena de Goiás (GO). No local, 22 baias são monitoradas e a projeção é de implementar o sistema nas demais 244 até o fim do ano. Além de aprimorar a gestão operacional da fazenda, com o sistema foi possível verificar, em poucos dias de cocho, quais animais apresentam conversão alimentar baixa e que não trazem retorno financeiro. “Com o sistema da Bosch, você sabe a performance que o boi está atingindo em relação aos demais. Isso é um divisor de águas e a reinvenção da pecuária. Nunca na história do mundo, em escala comercial, foi feito isso antes”, diz Pedro Merola, CEO da Fazenda Santa Fé.

Por conta da constante movimentação do gado na balança, toda plataforma fica ancorada em uma base de concreto projetada para facilitar o acesso, garantindo exatidão das informações. Além disso, foram desenvolvidos mecanismos de bloqueio contra impactos externos, de modo que a sujeira e as mudanças climáticas não interferiram na leitura de dados.

A segurança das informações foi outra variável importante no projeto. Para garanti-la, foi criado o Bosch Cloud, um sistema próprio de armazenamento em nuvem que garante a proteção dos dados em todas as etapas.

Pesquisa e Desenvolvimento

O projeto foi iniciado há três anos e o time de desenvolvimento utilizou a ferramenta Design Thinking e outras metodologias ágeis para todo o processo de descoberta, desenvolvimento e início de implementação.

Em junho de 2013, o desafio de olhar o mercado pecuário foi dado e um primeiro conceito foi apresentado ainda no mesmo ano. Em setembro de 2014, o projeto iniciou já com uma amostra funcional em campo e com uma equipe de apenas cinco pessoas. Em fevereiro de 2015, as primeiras amostras foram instaladas no cliente-piloto e o desenvolvimento no laboratório e no campo ocorreu paralelamente.

O trabalho estreito com o cliente e os sistemas de feedback constantes possibilitaram ajustes e testes de forma rápida e ágil. O desenvolvimento contou ainda com a colaboração de outros departamentos da Bosch, como a engenharia da Índia, centros de inteligência artificial na Alemanha e nos Estados Unidos e divisões do setor automotivo, além de parcerias externas que foram firmadas com consultorias, especialistas, universidades, fornecedores, entre outros. Institutos de tecnologia também foram acionados em diversos momentos.

“A fazenda Santa Fé é uma parceira estratégica neste projeto, pois apresenta alto nível de profissionalização e excelência operacional que, mesmo em um ambiente desafiador, possibilita a apuração de muitos resultados com o sistema”, conclui Ferro.

Mais informações no www.pecuaria.bosch.com.br

Vídeos disponíveis para download: alta resolução - https://www.dropbox.com/s/5l792ftrevhiorh/Bosch_XBov%206%20Final%20Alternativo%20ALTA.mp4?dl=0

Plataforma celular: https://www.dropbox.com/s/prcc1xgt8yn7d98/Bosch_XBov%206%20Final%20Alternativo%20WhatsApp.mp4?dl=0

Atendimento à imprensa - Bosch

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e-mail: alessandra.nascimento@br.bosch.com

Atendimento à imprensa – Fazenda Santa Fé

Luciana Ferraz – Gina von Hertwig Comunicações

Tel: (11)5044-05501/Cel: (11)99648-0128

e-mail: luciana@ginacomunicacoes.com.br

Com mais de 65 anos de história com o Brasil, Grupo Bosch emprega atualmente no país cerca de 8.800 colaboradores e registrou, em 2021, um faturamento líquido de R$ 6,9 bilhões com a oferta de produtos e serviços para os setores Soluções para Mobilidade, Tecnologia Industrial, Bens de Consumo e Energia e Tecnologia Predial. As operações do grupo na América Latina empregam cerca de 10.500 colaboradores que contribuíram para gerar um faturamento de 9,2 bilhões de reais, incluindo as exportações e vendas das empresas coligadas. Para mais informações: www.bosch.com.br, www.bosch-press.com.br.

O Grupo Bosch é um líder global de tecnologia e serviços. A empresa emprega cerca de 421.000 colaboradores em todo o mundo (em 31 de dezembro de 2022). A empresa gerou vendas de 88,2 bilhões de euros em 2022. Suas operações do Grupo são divididas em quatro setores de negócios: Mobilidade, Tecnologia Industrial, Bens de Consumo e Energia e Tecnologia de Construção. Como empresa líder em IoT, a Bosch fornece soluções inovadoras para casas inteligentes, Indústria 4.0 e mobilidade conectada. A empresa busca por uma mobilidade que seja sustentável, segura e fascinante e utiliza sua expertise em sensores, software e serviços, assim como sua própria nuvem de IoT para oferecer aos seus consumidores conectados múltiplas soluções a partir de uma única fonte. O objetivo estratégico do Grupo Bosch é disponibilizar inovações para uma vida conectada com produtos e soluções que contenham inteligência artificial (IA) ou que tenham sido desenvolvidos ou fabricados por meio da IA. Com isso, a Bosch aprimora a qualidade de vida em todo o mundo com produtos e serviços inovadores concebidos para fascinar e, assim, cria "Tecnologia para a Vida". O Grupo Bosch compreende a Robert Bosch GmbH e suas cerca de 470 subsidiárias e empresas regionais em mais de 60 países. Incluindo parceiros de vendas e serviços, a rede global de fabricação, engenharia e vendas da Bosch abrange quase todos os países do mundo. Com seus mais de 400 locais em todo o mundo, o Grupo Bosch é neutro em carbono desde o primeiro trimestre de 2020. A base para o crescimento futuro da empresa é sua força inovadora. Em 136 locais em todo o mundo, a Bosch emprega cerca de 85.500 colaboradores na área de pesquisa e desenvolvimento, dos quais quase 44.000 são engenheiros de software. Mais informações: www.bosch.com, www.iot.bosch.com, www.bosch-press.com, www.twitter.com/BoschPresse

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